Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Trocas comerciais Moçambique/Brasil aumentam em mais de 220 por cento

O intercambio comercial entre Moçambique e Brasil registou um crescimento assinalável ao atingir 102,5 milhões de dólares norte americanos de Janeiro a Outubro do presente ano (2009), contra os 28, 4 conseguidos em 2008, o correspondente a um crescimento comparado de 260,8 por cento.

Dados conseguidos, quarta-feira pela AIM, a margem do encontro entre as autoridades moçambicanas e a missão empresarial brasileira que de 10 a 11 de Novembro corrente esteve em Moçambique, indicam que nos dez primeiros meses deste ano o volume de exportações atingiu 100,4 milhões de dólares norte americanos. A delegação empresarial brasileira, liderada pelo Ministro do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior, Miguel Jorge, esteve em Moçambique para estudar forma de incrementar a cooperação comercial na área de agro-negócios, bebidas, habitação, calçado, defesa, infra-estruturas e formação profissional.

No presente ano, os productos industrializados representaram 87,3 por cento do valor total das exportações brasileiras, seguidos de produtos básicos cujas exportações estiveram na cifra dos 12,6 por cento. Os principais produtos brasileiros vendidos ao país foram aviões, frango congelado, carne fresca, reboques, semireboques e tractores. As importações brasileiras provenientes de Moçambique foram de 2,1 milhões de dólares norte-americanos de Janeiro a Outubro último.

Em 2007, as importações brasileiras de Moçambique foram apenas de dois mil dólares norte-americanos. O maior investimento brasileiro em Moçambique é o projecto de carvão realizado pela empresa Vale do Rio Doce, um investimento de 1,6 mil milhões de dólares, que na fase de laboração deverá produzir 11 milhões de toneladas de carvão mineral anuais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!