Mais de 20 contadores e verificadores afectos aos Tribunais Administrativos da zona norte, incluindo a província de Tete, estão, desde segunda-feira (02), a ser capacitados, na cidade de Nampula, em matérias de análise de contas de gerência e auditoria básica.
Com a duração de cerca de duas semanas, a formação integra- se nas actividades relativas ao início do Ano Judicial de 2015, cujas cerimónias centrais a nível da região norte do país tiveram lugar na cidade de Nampula.
De acordo com Amade Jorge Limua, presidente do Tribunal Administrativo da província de Nampula, a formação daquele pessoal vai desenvolver as suas habilidades, aperfeiçoando as técnicas de trabalho, bem como permitir a melhoria do tipo de gerência e a prestação de contas internamente.
Discursando na ocasião, o governador da província de Nampula, Vítor Borges, advertiu os formandos para a necessidade de assimilarem os conhecimentos que serão transmitidos durante o curso, privilegiando os capítulos relacionados com a Introdução às Finanças Públicas, Prestação de Contas, Auditoria e Princípios Gerais, Planeamento, Execução e Relatório.
Aquele governante referiu que no fim dos trabalhos, os participantes devem estar dotados de instrumentos e ferramentas que admitam assessorar os órgãos da administração pública no sentido de evitar desperdícios, desonestidade, negligência, erros e omissões, além de possibilitar a melhor utilização dos recursos por parte dos gestores das instituições públicas.
Borges fez saber que qualquer auditoria deve ser planificada de modo que a mesma venha a proporcionar segurança no processo de verificação do cumprimento das leis, normas e regulamentos aplicáveis à Administração Pública.