Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Transporte multimodal de passageiros já mexe com Matola

Trata-se de um sistema interligado de transportes que ira garantir complementaridade entre as diferentes áreas, nomeadamente o transporte fluvial, rodoviário e ferroviário, que vai servir os utentes a partir das cidades de Maputo e Matola para outras zonas não so das duas urbes como também para outros pontos do pais.

No âmbito desta iniciativa, segundo o Edil da cidade da Matola, Arão Nhancale, no seu mais recente informe a Assembleia Municipal, esta projectada a introdução do transporte fluvial que vai ligar a cidade de Maputo a zona da Matola-Rio, distrito de Boane, na província de Maputo.

Esta iniciativa, que se enquadra na Politica Nacional dos Transportes, esta, segundo Nhancale, a ser coordenada a nível central pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e integra ainda as empresas Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) e o Instituto Nacional de Navegação Marítima (INAMAR).

No âmbito desta iniciativa, as autoridades municipais, em parceria com a Administração Nacional de Estradas (ANE), já estão a trabalhar no traçado de um projecto de estrada que vai fazer a ligação entre a Estrada Nacional Numero Quatro (EN4) e a Estrada Nacional Numero Um (EN1) A estrada em projecção vai permitir que os utentes façam a ligação entre estas duas vias sem passar pela cidade de Maputo e terá como ponto de partida o bairro de Tchumene, no Município da Matola, na EN4, e de chegada a zona da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), na EN1.

No que toca a área dos transportes, segundo revelou Nhancale, a edilidade esta também a trabalhar na criação da Companhia de Transportes da Matola, empresa que será encarregue pelo transporte de passageiros para diferentes bairros daquela cidade industrial. Para facilitar ainda mais a circulação de pessoas e bens, o Edil disse que o executivo municipal esta a implementar um plano de alargamento da rede de transportes, abrindo novas rotas para ligar diversos bairros daquele município a outros pontos das cidades da Matola, Maputo e do distrito de Boane.

O Município da Maptola tem mais de 600 mil habitantes, mais de metade da populacao total da província de Maputo, Sul do pais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!