Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Transporte multimodal de passageiros já mexe com Matola

Trata-se de um sistema interligado de transportes que ira garantir complementaridade entre as diferentes áreas, nomeadamente o transporte fluvial, rodoviário e ferroviário, que vai servir os utentes a partir das cidades de Maputo e Matola para outras zonas não so das duas urbes como também para outros pontos do pais.

No âmbito desta iniciativa, segundo o Edil da cidade da Matola, Arão Nhancale, no seu mais recente informe a Assembleia Municipal, esta projectada a introdução do transporte fluvial que vai ligar a cidade de Maputo a zona da Matola-Rio, distrito de Boane, na província de Maputo.

Esta iniciativa, que se enquadra na Politica Nacional dos Transportes, esta, segundo Nhancale, a ser coordenada a nível central pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e integra ainda as empresas Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) e o Instituto Nacional de Navegação Marítima (INAMAR).

No âmbito desta iniciativa, as autoridades municipais, em parceria com a Administração Nacional de Estradas (ANE), já estão a trabalhar no traçado de um projecto de estrada que vai fazer a ligação entre a Estrada Nacional Numero Quatro (EN4) e a Estrada Nacional Numero Um (EN1) A estrada em projecção vai permitir que os utentes façam a ligação entre estas duas vias sem passar pela cidade de Maputo e terá como ponto de partida o bairro de Tchumene, no Município da Matola, na EN4, e de chegada a zona da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), na EN1.

No que toca a área dos transportes, segundo revelou Nhancale, a edilidade esta também a trabalhar na criação da Companhia de Transportes da Matola, empresa que será encarregue pelo transporte de passageiros para diferentes bairros daquela cidade industrial. Para facilitar ainda mais a circulação de pessoas e bens, o Edil disse que o executivo municipal esta a implementar um plano de alargamento da rede de transportes, abrindo novas rotas para ligar diversos bairros daquele município a outros pontos das cidades da Matola, Maputo e do distrito de Boane.

O Município da Maptola tem mais de 600 mil habitantes, mais de metade da populacao total da província de Maputo, Sul do pais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!