Trata-se de um sistema interligado de transportes que ira garantir complementaridade entre as diferentes áreas, nomeadamente o transporte fluvial, rodoviário e ferroviário, que vai servir os utentes a partir das cidades de Maputo e Matola para outras zonas não so das duas urbes como também para outros pontos do pais.
No âmbito desta iniciativa, segundo o Edil da cidade da Matola, Arão Nhancale, no seu mais recente informe a Assembleia Municipal, esta projectada a introdução do transporte fluvial que vai ligar a cidade de Maputo a zona da Matola-Rio, distrito de Boane, na província de Maputo.
Esta iniciativa, que se enquadra na Politica Nacional dos Transportes, esta, segundo Nhancale, a ser coordenada a nível central pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e integra ainda as empresas Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA) e o Instituto Nacional de Navegação Marítima (INAMAR).
No âmbito desta iniciativa, as autoridades municipais, em parceria com a Administração Nacional de Estradas (ANE), já estão a trabalhar no traçado de um projecto de estrada que vai fazer a ligação entre a Estrada Nacional Numero Quatro (EN4) e a Estrada Nacional Numero Um (EN1) A estrada em projecção vai permitir que os utentes façam a ligação entre estas duas vias sem passar pela cidade de Maputo e terá como ponto de partida o bairro de Tchumene, no Município da Matola, na EN4, e de chegada a zona da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), na EN1.
No que toca a área dos transportes, segundo revelou Nhancale, a edilidade esta também a trabalhar na criação da Companhia de Transportes da Matola, empresa que será encarregue pelo transporte de passageiros para diferentes bairros daquela cidade industrial. Para facilitar ainda mais a circulação de pessoas e bens, o Edil disse que o executivo municipal esta a implementar um plano de alargamento da rede de transportes, abrindo novas rotas para ligar diversos bairros daquele município a outros pontos das cidades da Matola, Maputo e do distrito de Boane.
O Município da Maptola tem mais de 600 mil habitantes, mais de metade da populacao total da província de Maputo, Sul do pais.