Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

TPM Quer adquirir 600 autocarros para cidade e província de Maputo

A Empresa Municipal Transportes Públicos de Maputo (TPM), com vista a responder positivamente à problemática da crise de transporte que assola a cidade e província de Maputo, precisa de financiamento monetário não quantificado para a aquisição de 600 novos autocarros, de modo a solucionar o problema.

O Vereador de Transportes e Trânsito do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, João Matlombe, disse que o pico da crise dos meios circulantes na urbe foi atingido em 2010, o que levou à aquisição de mais cento e cinquenta autocarros movidos a gás e setenta movidos a diesel, número que não conseguiu cobrir o défice do transporte.

Destes meios circulantes disponíveis, apenas metade é que está em pleno funcionamento, devido aos elevados custos de manutenção e à falta de peças sobressalentes no mercado nacional para os existentes, segundo Matlombe.

Matlombe conta ainda que outro factor que não permite fazer-se uma manutenção dos autocarros ora inoperacionais, resulta por um lado, das receitas escassas que não cobrem as despesas daquele serviço, assim como do número reduzido de autocarros a circularem naqueles dois pontos do país.

A fonte acrescenta que o fluxo do parque automóvel constitui também uma pedra no sapato para a edilidade, visto que as vias de acesso já não conseguem fazer vasão, o que obrigou a edilidade a redefinir a estrutura urbana que, provavelmente, irá estancar este dilema.

Para aquisição dos autocarros espera-se o financiamento do governo central e parceiros de cooperação, uma vez que as taxas de transporte cobradas ainda estão muito longe de ser rentáveis.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!