Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

TPI julga Jean-Pierre Bemba

O Tribunal Penal Internacional (TPI) iniciou esta segunda-feira em Haia, nos Países Baixos, o julgamento de Jean-Pierre Bemba, antigo Vice-Presidente da RD Congo e líder do ex-grupo rebelde Movimento para a Libertação do Congo (MLC). Falando à imprensa segunda-feira em Bruxelas, o representante do MLC na Bélgica, Jean-Claude Mbugani, disse que Jean-Pierre Bemba enfrenta o julgamento com serenidade e recusou a sua culpa pelos atos cometidos pelas suas milícias entre Outubro de 2002 e Março de 2003 na República Centro Africana (RCA), onde elas estavam sob a responsabilidade das tropas do ex-Presidente centro-africano, Ange Félix Patassé.

O TPI acusa as milícias de Jean-Pierre Bemba de violações, roubos e assassínios na RCA, qualificados de crimes contra a humanidade. Na altura dos alegados crimes, Jean-Pierre Bemba estava em Sun City, na África do Sul, onde participava na negociações inter-congolesas, indicou Jean-Claude Mbugani. No entanto, o TPI ilibou Jean-Pierre Bemba de atos de canibalismo cometidos pelas suas milícias na floresta do Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

O representante do MLC na Bélgica considera que Jean-Pierre Bemba está apenas “retido” em Haia, e que “enquanto não for formalmente inculpado ele poderá apresentar a sua candidatura” às presidenciais previstas para Novembro de 2011 na RDC.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!