O governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, voltou a recomendar aos responsáveis do sector da Educação a tomarem urgentes medidas administrativas afim de, entre vários objectivos, ultrapassar os diversos constrangimentos relacionados com a má gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros ao nível dos estabelecimentos de ensino público.
Tocoli, que, Quinta-feira, manteve um encontro com os directores das escolas, directores adjuntos pedagógicos e representantes dos conselhos das escolas da cidade de Nampula, instou-os a assumirem as suas tarefas com a necessária responsabilidade.
Apesar dos relatórios revelarem avanços significativos no sector da educação e, sobretudo, no capítulo da formação do capital humano e expansão da rede escolar, o governador considera que muita coisa há ainda por se fazer.
A questão da qualidade de ensino e aprendizagem foi referida pelo mais alto da província como um dos mais graves problemas de actualidade.
Para Tocoli, a culpa recai sobre os gestores de educação e, principalmente, os directores das escolas que assumem o cargo sem a requerida responsabilidade e sem exercerem qualquer controlo em relação aos professores faltosos e incompetentes.
O governante referiu, igualmente, à questão da falta de transparência e de domínio na elaboração de folhas de salários que, de forma sistemática, é apontada como sendo uma verdadeira “pedra no sapato” no respectivo processo.
Além da insuficiência de salas de aula e carteiras, alguns representantes das escolas apontaram no referido encontro à questão do rácio professor/aluno que nos últimos tempos tem sido outra dor de cabeça para um acompanhamento efectivo do aproveitamento pedagógico.
Defenderam a necessidade de formação e ou reciclagem dos dirigentes de escolas de ensino básico, como forma de os dotar de instrumentos básicos de gestão da instituição para inverter o actual cenário de deficiente desempenho dos professores.
Na sequência do cumprimento da sua agenda de trabalho, Felismino Tocoli deslocou-se, ainda ontem, aos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia da Cidade, Escolas Comunitárias de S. João de Deus e S. João Baptista de Marrére, onde teve oportunidade de se inteirar das várias realizações ali efectuadas no quadro da promoção do ensino às comunidades locais.