Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tocoli manda investigar chefe do posto de Calipo

Alberto Juma Cavo, actual chefe do posto administrativo de Calipo, distrito de Mogovolas, será responsabilizado disciplinar e criminalmente, caso se prove o seu envolvimento em situações de roubo dos Fundos de Desenvolvimento Distrital.

O governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, que regressou na última sexta-feira de mais uma visita de trabalho aos distritos da Ilha de Moçambique e Muecate, apercebeu-se de várias irregularidades à volta dos fundos destinados ao incremento da produção agrícola e geração de emprego no meio rural.

Num comício popular, na sede do posto administrativo de Imala, em Muecate, Manuel António, residente na comunidade de Lapá, disse ter sido vítima de roubo, com uso da força, de 150 dos 300 mil meticais que lhe foram concedidos, a título de empréstimo, para comercialização de produtos alimentares e de rendimento.

De acordo com a fonte, Alberto Cavo, na companhia de outros quadros do partido Frelimo, ao nível do Comité de Zona de Imala teriam antes, ordenado que o mutuário desembolsasse, de forma voluntária, parte do dinheiro para os membros do governo local.

Manuel António, diz ter resistido por várias vezes ao pedido, mas acabou cedendo todo o valor que dispunha, chegando mesmo ao ponto de interromper o projecto de construção de uma barraca para o aprovisionamento e venda dos referidos produtos.

O governador da província não gostou da “brincadeira” tendo garantido aos populares que, a provar-se a denúncia, o dinheiro vai ser devolvido e os respectivos infractores, serão punidos.

Segundo Felismino Tocoli, há pessoas que se aproveitam da actividade de investimento, para enriquecerem os seus próprios bolsos.

Disse que de quase toda a província, chegam-lhe informações segundo as quais, existem pessoas que se aproveitam deste processo, tentando convencer os mutuários para que lhes dêem uma parte do dinheiro que lhes foi concedido. Este tipo de atitude é muito feio.

Se existem outros que tenham sido vítimas deste tipo de comportamento denunciem. Liguem para mim ou para qualquer dirigente. Disse, acrescentando que escrevam e entreguem aqueles a quem vocês mais confiam.

O governador disse ser necessário continuar a capacitar os Conselhos Consultivos Distritais, de forma a tornar o processo de concessão dos fundos, cada vez mais, transparente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!