Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governador de Nampula convida dirigentes incompetentes a renunciarem aos cargos

O governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, convida aos dirigentes com fraca capacidade de liderança a renunciarem voluntariamente às suas funções, para que estes sejam preenchidos por aqueles que estão, realmente, empenhados em trabalhar em prol do desenvolvidamente da província e do pais, em geral.

De acordo com Tocoli, a medida tem em vista a melhoria dos serviços públicos, através de uma acção mais dinâmica na planificação, gestão e monitoria das actividades dos respectivos gestores.

O governador de Nampula fez este pronunciamento em encontros com os membros do governo, dos comités de saúde e de educação, directores de escolas e dos centros sanitários dos distritos de Nacala-a-Velha e Nacala-porto. Sublinhou que não pactua com dirigentes parasitas e incompetentes.

Cabe ao dirigente encontrar soluções para os problemas da sua instituição, por forma a torná-la exemplar. Disse o governante, acrescentando que um dirigente não deve hesitar em tomar as medidas adequadas às circunstâncias e não refugiar-se em pretextos gratuitos.

A exortação de Felismino Tocoli ocorre numa altura em que o país se debate com a deficiente qualidade de ensino/aprendizagem e mau atendimento público, sobretudo, nos sectores de Educação e Saúde.

Os participantes apontam como causas destas lacunas à ausência de vocação e a fraca interpretação curricular, por parte de terminados professores, situações que, também se associam ao actual sistema de exames extraordinárias no ensino secundário geral e às passagens automáticas no ensino básico.

Apesar de concordar, de certo modo, com estes argumentos, Tocoli é de opinião que também não estão isentos de uma quota parte de culpas os gestores e outros intervenientes do sector de educação ao nível de base, a quem recomendou uma melhor planificação e monitoria das suas actividades.

De referir que o governador de Nampula concluiu, anteontem, uma visita de quatro dias àquela região costeira da província de Nampula no quadro do acompanhamento do Plano Económico e Social de Desenvolvimento (PESD), referente ao primeiro semestre deste ano.

Falando em conferências de imprensa em ambos distritos, Tocoli disse ter ficado agradavelmente impressionado com o nível de crescimento das economias locais, resultante das várias acções que estão a ser desenvolvidas pelo governo e seus parceiros de cooperação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!