Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula regista crescimento em todas áreas de actividade

O presidente do Concelho Municipal de Nampula, Castro Sanfins Namuaca, no final da visita de trabalho efectuada, Terça-feira, ao bairro militar, no centro da cidade, destacou o assinalável crescimento que a autarquia que dirige está a registar nos diversos sectores de actividade, com manifestos reflexos no próprio bem estar das comunidades.

Observou, a título ilustrativo, que, em cada cem munícipes, mais de 60 famílias beneficiam de abastecimento de água potável, de escolas secundárias implantadas em distâncias inferiores a um quilómetro, além de todas as zonas residenciais possuírem uma escola primária.

No concernente à situação económica do município, o edil de Nampula congratulou a forte dinâmica do empresariado local, que contribui para o incremento das receitas municipais.

Namuaca acrescentou que a actual disponibilização de 14.300 meticais, para o financiamento de projectos de geração de rendimentos irá concorrer para o surgimento de mais empresários da base, nomeadamente agricultores, carpinteiros, horticultores, oleiros, serralheiros, entre outros que, também, irão fazer parte das fontes de receitas para os cofres da autarquia.

A cidade de Nampula está nos carris do almejado progresso mercê dos vários empreendimentos que tem vindo a acolher. Frisou, realçando as mais valias registadas nos últimos anos, particularmente no sector da educação, que acomoda, presentemente seis instituições de ensino superior, facto que transformou Nampula numa cidade de notável referência académica e que, consequentemente, contribui para a geração e disseminação de conhecimentos no seio das comunidades.

Por exemplo, temos a Universidade Lúrio (Unilúrio) que, através dos seus formandos em diversas áreas do saber, introduziu o programa “Um estudante, uma família” para ajudar as comunidades do bairro de Mutauanha na melhoria das condições de saúde e higiene, cujos resultados são já visíveis. Mencionou o presidente do município de Nampula.

Num outro desenvolvimento, Namuaca revelou que a edilidade encontra-se a delinear novas estratégias para o aumento da capacidade de abastecimento de água potável aos munícipes cujas obras de ampliação vão arrancar brevemente com perspectivas de conclusão para finais do próximo ano, num investimento de cinco milhões de dólares norte-americanos, que serão financiados pela CMA um parceiro estrangeiro.

Enquanto no sector da educação, a nossa reportagem apurou junto da fonte que, também em 2012, serão erguidas algumas escolas técnicas na cidade de Nampula.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!