Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tocha de Londres 2012 é acesa em Olímpia

Tocha de Londres 2012 é acesa em Olímpia

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Londres começou, esta Quinta-feira, com o acender da tocha olímpica através dos raios solares na antiga cidade grega de Olímpia, dando início a uma estafeta que culminará com a chegada do mesmo fogo à pira durante a cerimónia de abertura do evento, a 27 de Julho.

Num dia quente e ensolarado, no cenário dos Jogos Olímpicos da antiguidade, a atriz Ino Menegaki, interpretando uma suma-sacerdotisa, precisou de poucos segundos para acender a tocha usando um espelho côncavo, numa cerimónia tradicional que acontece a menos de 80 dias do início do evento desportivo.

O primeiro portador da tocha no revezamento foi Spyros Gianniotis, nadador grego nascido na Grã-Bretanha, e actual campeão mundial da maratona aquática de 10 quilómetros.

O presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Comité Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, foi o quarto condutor da tocha.

A chama percorrerá toda a Grécia ao longo de sete dias, antes de ser levada de avião para a Grã-Bretanha, a 18 de Maio.

“Com esta cerimónia, iniciamos a contagem regressiva final para o sonho que ganhou vida sete anos atrás em Cingapura, quando Londres foi escolhida para sediar os Jogos de 2012”, disse o presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, num breve discurso.

Essa é a última vez que Rogge preside a cerimónia. Próximo ano, deixará o comando do COI, depois de 12 anos na presidência.

Milhares de pessoas assistiram à cerimónia nas encostas gramadas que cercam o estádio onde os Jogos Olímpicos da antiguidade eram disputados. Havia forte presença policial no sítio arqueológico e na cidade de Olímpia, para evitar incidentes como o de quatro anos atrás, quando os activistas de direitos humanos usaram o evento para protestar contra as políticas da China, sede dos Jogos em 2008.

A tocha olímpica foi introduzida na Olimpíada de Berlim, em 1936. Londres, que já sediou os Jogos em 1908 e 1948, tornar-se-á assim a primeira cidade a receber a chama em duas ocasiões. “Sintome incrivelmente animado, e acho que é um momento muitíssimo importante”, disse à Reuters o chefe do comité organizador londrino, Sebastian Coe, bicampeão olímpico dos 1.500 metros no atletismo em 1980 e 1984.

Em 1975, aos 18 anos, Coe esteve em Olímpia como turista. “Para mim, a cerimónia liga realmente o que eu fiz nos Jogos de Los Angeles e Moscovo com os Jogos antigos”, declarou ele 37 anos depois da sua primeira visita.

Na Grã-Bretanha, a tocha irá percorrer 12,8 mil quilómetros, passando por 1.018 vilas, de modo que mais de 95 por cento da população do país estará a pelo menos uma hora do percurso.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!