Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tete em vias de ser abrangida na recolha de dados pelo Instituto Nacional de Estatística

A cidade de Tete deverá passar a ser abrangida na recolha de dados sobre a inflação moçambicana, a exemplo do que se passa nas cidades do Maputo, Beira e Nampula, para uma informação geral do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em produção mensal pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda não há data para a concretização do projecto, “mas estamos a ponderar para que isso venha a ser concretizado a breve trecho, porque queremos acompanhar a evolução do custo geral da vida naquela região”, indicou Perpétua Michangula, chefe do Departamento de Preços e Conjuntura do INE, justificando que a medida tem em vista monitorar preços em Tete, cujo nível de vida tende a agravar-se devido a investimentos externos que ultimamente são feitos na província.

Entretanto, a inflação mensal de Setembro de 2011, face à do mês anterior, Agosto, registou uma diminuição de preços em cerca de 0,08%, devido à redução dos preços de tomate, cebola, farinha de mandioca, coco, frango morto, couve e dos cadernos e blocos escolares.

A acumulada entre os meses de Janeiro e Setembro últimos foi de 4,06%, com a divisão da alimentação e bebidas não alcoólicas a contribuir no total da inflação acumulada com 1,37%, segundo Cirilo Tembe, porta-voz do Instituto Nacional de Estatística e director do Departamento de Integração, Coordenação e Relações Externas daquela instituição.

Relativamente a Setembro de 2010, a inflação homóloga registada em Setembro último foi de 9,99% com as divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e da Educação a registarem variações homólogas de preços na ordem de 11,74% e 22,33%, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!