O momento conturbado no cenário geopolítico da África devido aos incidentes na Líbia e na Costa do Marfim provocam muitas mudanças no futebol local. Até mesmo regulamentos de alguns torneios são alterados devido aos conflitos.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou, esta segunda-feira, que nenhum dos dois países podem sediar partidas. Por conta disso, o duelo entre Al Ittihad, clube no qual Saidi Gaddafi, filho do ditador Muammar Khadafi, já actuou no passado, e Jeunesse Club Abidjan, da Costa do Marfim, pela Liga dos Campeões da Ásia, será realizado num único confronto em vez de duelos de ida e volta. Pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações, a Costa do Marfim terá de enfrentar Benin, próximo sábado, na cidade de Accra, em Gana.
Líbia jogará em Mali
Já o duelo entre Líbia e Comoros, pela mesma competição e que estava previsto para realizar-se na sexta-feira, foi remarcado para domingo, no Mali.
A Líbia lidera o grupo C das Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas, com quatro pontos, os mesmo de Moçambique. O primeiro colocado do grupo garantirá vaga na principal competição de selecções da África.