O mundo celebrou, este domingo, o dia mundial dos diabéticos. Na Zambézia, em particular a sua capital, Quelimane, actividades relacionadas com a efeméride não faltaram. Houve feira de saúde, onde foram prestados diversos serviços clínicos para o público interessado.
Foi a margem destas cerimónias que a directora Clínica do Hospital Provincial de Quelimane (HPQ), Juleca Sumali, revelou que nos últimos anos, o número de diabético na província da Zambézia, tende a subir.
Embora sem apresentar dados comparativos, Juleca diz que neste momento a província registou pouco mais de 900 casos da diabete.
Num outro desenvolvimento, a directora Clínica do HPQ sublinhou ser necessário que as pessoas tenham cultura de praticar exercícios físicos, deixar de comer coisas com muito açúcar, entre outros conselho, por forma a que esta doença não atinja mais gente. Ainda de acordo com a nossa fonte, a diabete tem a tendência de afectar muito as mulheres nesta província.
Quando questionamos os porquês desta tendência, a nossa fonte explicou que tudo deve-se ao consumo de açúcares e outro tipo de gorduras, visto que as mulheres (algumas), alimentam bebes e por vezes sem noção do futuro, acabam consumindo alimentos que só trazem danos no organismo.