Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

TANZANIANOS PROJECTAM FABRICO DE PAPEL EM NAMPULA

A empresa tanzaniana Green Resource compromete- se em investir, ainda este ano, no plantio de pinheiro e eucalipto, para posterior exploração da respectiva polpa na producao de papel nos Postos Administrivos de Milhana e Namirôa, nos distritos de Mecuburi e Eráti, na província de Nampula.

José Varimelo, director provincial de Agricultura, disse que em face do projecto, a Green Resource, manifestou intenção na montagem de uma unidade fabril na província de Nampula. Segundo Varimelo, numa primeira fase os pinheiros e eucaliptos serão vendidos em toros para produção de postes de energia eléctrica, enquanto se processa a instalação da referida fábrica de papel.

 

Nos encontros que tivemos com a direcção da Green Resource, concluimos ser um projecto viável para o nosso país e para a província de Nampula, em particular. Foram instruídos os promotores do projecto para a preparação da documentação necessária. Acrescentou o nosso entrevistado. Informações disponíveis referem que os dirigentes da referidsa empresa estiveram no ano passado em Nampula para, entre várias acções, avaliar a viabilidade do projecto.

Durante a sua estadia nesta região, efectuaram alguns estudos junto das populações dos locais onde o projecto será implantado, sobretudo no que diz respeito aos conflitos de terra e estudar, com as próprias comunidades, as melhores formas de se ultarpassar o problema das queimadas descontroladas.

De referir que uma equipa de trabalho, constituida pela chefe do gabinete de Estudos da Presidência da República, governador da província de Nampula, representante do Centro de Promoção de Investimento, chefe do sector de Florestas e Fauna Bravia na direcção provincial de Agricultura e do respectivo director, incluindo os administradores dos distritos de Eráti e Mecuburi, esteve recentemente na Tanzânia a fim de se inteirar sobre o processo de produçao e processamento daquela espécie madeireira.

O director da Agricultura disse que o plantio daquelas duas variedades será, igualmente, feito em forma de fomento, por forma a estimular a rentabilidade nas famílias onde o projecto será implementado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!