Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADIPSA ASSISTE MAIS DE TRÊS MIL PRODUTORES EM MONAPO E MECONTA

Mais de três mil camponeses dos distritos de Meconta e Monapo vão intensificar a produção da cultura do gergelim, numa iniciativa que conta com o apoio técnico e financeiro da ADIPSA, uma organização vocacionada para o efeito.

A assistência aos produtores irá incidir no seu treinamento em técnicas mais modernas de produção, alocação de sementes melhoradas, pesticidas, comercialização e créditos com juros bonificados. Ricardo José Maria, coordenador regional-Norte da ADIPSA que facultou esta informação, disse que aquela instituição desembolsou já um valor de cerca de 450 mil dólares americanos para os próximos dois anos, cujo processo de gestão está sob a responsabilidade do Banco Terra, no quadro de um acordo rubricado entre ambas partes.

Com vista a assegurar o acompanhamento das actividades, Maria disse que foi contratada a KULIMA, que tem vindo a trabalhar com os produtores na província de Nampula. O projecto tem em vista, igualmente, aumentar a renda familiar ao nível das comunidades, cuja maioria se dedica à actividade agrícola. Ainda não foram especificadas as quantidades do gergelim a serem produzidas no âmbito do projecto, mas José Maria afirmou estar assegurado o mercado onde os camponeses poderão colocar a sua produção.

Há dias teve lugar um encontro, envolvendo vários parceiros ligados à área de gergelim, nomeadamente a OLAM e a Export Marketing, no sentido de assegurar a compra do produto junto dos camponeses, cujos preços oscilarão entre os 18 e 22 meticais o quilograma.

O Wamphula fax soube que os preços praticados na comercialização de cultura de gergelim poderão vir a conhecer uma subida no próximos tempos com a entrada em funcionamento de algumas unidades de processamento e de fabrico de óleo alimentar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!