Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Taliban afegão ensaiou o ataque do fim-de-semana durante meses

Os insurgentes que realizaram ataques, no fim-de-semana, no centro de Cabul e noutras partes do Afeganistão, ensaiaram, cuidadosamente, durante meses, chegando a construir modelos de estilo militar pequenos e posicionarem armas antecipadamente, disse um porta-voz do Taliban, esta Segunda-feira.

Zabihullah Mujahid forneceu à Reuters uma visão rara sobre como o grupo planeia ataques estratégicos de alto nível projectados para desferir um golpe psicológico às forças da NATO lideradas pelos EUA e seus aliados nas forças de segurança afegãs.

No mais recente, um esquadrão suicida de 30 membros foi enviado para lançar ataques simultâneos ao Parlamento, bases da NATO e embaixadas ocidentais depois de dois meses de discussões cuidadosas sobre tácticas.

“Os nossos peritos militares esboçaram mapas dos alvos e criaram também um seu modelo onde os combatentes praticavam antes de realizar as operações em grande escala em quatro províncias”, disse Mujahid numa entrevista ao telefone.

“Os combatentes prenderam também como entrar nos seus alvos e tomá-los.” As suas informações não puderam ser verificadas de forma independente. Os combates de rua pesados entre militantes e forças de segurança no centro da capital afegã terminaram, Segunda-feira, depois de 18 horas de tiros, ataques com foguetes e explosões que assemelharam-se muito com uma operação do ano passado.

Mujahid disse que os insurgentes, que foram, na sua maioria, mortos pelas forças de segurança, haviam sido seleccionados entre os cerca de 50.000 combatentes que lutam contra as tropas da NATO e afegãs e receberam treinamento especial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!