Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Suspensos seis trabalhadores estrangeiros em Cabo Delgado

A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) suspendeu, na semana passada, quatro nigerianos e dois senegaleses que se encontravam a trabalhar ilegalmente em diversas empresas da província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique.

A sua descoberta aconteceu durante uma inspecção que abrangeu 25 empresas que ao todo empregam 533 trabalhadores, dos quais 18 de nacionalidade estrangeira.

Durante a mesma inspecção, 20 empresas foram autuadas e 25 advertidas, em consequência de infracções cometidas à legislação laboral em vigor no país, nomeadamente pela falta de inscrição de trabalhadores na segurança social, inobservância das regras de higiene e segurança no trabalho, falta de contratos de trabalho reduzidos a escrito, excesso de carga horária, emprego ilegal de trabalhadores estrangeiros, falta de pagamento de salários e de horas extraordinárias, dentre outras.

Ainda no mesmo período, segundo um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade, foram realizadas seis palestras em igual número de empresas, visando a consciencialização sobre a necessidade de observância da lei laboral e da protecção social dos trabalhadores.

Com base nessa iniciativa, sete empresas já aderiram ao sistema de segurança social, beneficiando assim 65 trabalhadores e outros 40 em vias de concretizar o feito. Redacção

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!