Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula vai contar com uma casa de arte

A cidade de Nampula vai até nos principios de 2014, contar com uma escola de arte, denominada Casa Arte, que terá por objectivo formar estudantes em diversas áreas nomeadamente em arte visual, auditiva e artes plásticas.

A escola será instalada no bairro de Murrapaniua arredores da cidade de Nampula e pertence ao músico e artista plástico Carlitos Namakotto. A institucionalização daquele estabelecimento de ensino em Nampula pretende salvaguardar o nome da família do artista, visto que maior parte deles sobrevivem a partir da cultura.

Neste momento decorre a construção e apetrechamento da referida escola onde numa primeira fase segundo Namakotto vai leccionar cerca de 30 alunos de ambos os sexos. No primeiro ano da abertura da referida escola vai trabalhar com crianças com idades que variam entre 12 a 16 anos que tem vontade de aprender. “Eu não preciso de muitos recursos humanos para poder trabalhar, mas prefiro ter poucos alunos na sala de aula que têm vontade de aprender, e não terei objectivos de ganhar lucros, mas sim de ensinar para que eles amanhas possam elevar o meu nome”, disse Carlitos Namakotto.

Entretanto, além das aulas de música, dança e teatro naquela escola serão leccionadas aula de uso e aproveitamento de material estragado, ou seja material reciclado. “Pensar sobre a higiene é também uma arte, e pretendo nesta reciclagem utilizar a sigla 3R que significa recolher, reciclar e reutilizar, vamos aproveitar o carvão vegetal para fabricar objectos”.

A escolha de carvão para a sua reciclagem, deve-se pelo facto de nos últimos tempos existirem montões de carvão acumulados um pouco por todos locais onde vendem este combustível lenhoso.Caso se concretize este sonho essa passara a ser a terceira escola de formação de artistas culturais existente nesta cidade.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!