Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Suspensa construção de uma fábrica de cimento em Magude

As obras de construção de uma fábrica de cimento em Magude, província de Maputo, inicialmente previstas para iniciar em Abril de 2012, foram adiadas para uma “data imprevista” devido à fraca qualidade dos solos da região escolhida para acolher aquele empreendimento industrial.

Entretanto, estudos geotécnicos desencadeados visando a identificação de uma zona alternativa para as obras estão já a decorrer, segundo Cristina de Jesus, administradora do distrito de Magude, realçando que a referida unidade produtiva vai ser, “inevitavelmente, construída, devido à abundância de calcário e argila naquela zona”.

O projecto de construção de uma fábrica de cimento em Magude está orçado em 78 milhões de dólares norte-americanos a serem aplicados por investidores chineses.

A presença daquela unidade fabril é esperada com muita “ansiedade” pela população local por acreditar que a mesma vai “atenuar o desemprego e a dependência pelo trabalho sazonal investido para produção de cana sacarina pela Açucareira de Xinavane”, acrescentou a governante, falando ao Correio da manhã.

A fábrica deverá ter a capacidade de produzir anualmente 500 mil toneladas de cimento, de acordo com dados do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), realçando que, com a sua concretização, a província de Maputo vai passar a contar com três novas unidades de produção deste tipo de material de construção.

Salamanga e Boane são outras regiões da província de Maputo que deverão receber obras de construção de fábricas de cimento a partir do presente ano de 2012, de acordo ainda com o Ministério da Indústria e Comércio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!