Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Surto de diarreias mata oito pessoas em Chibabava

Pelo menos oito pessoas perderam a vida nos últimos seis dias em consequência da eclosão de um surto de diarreias agudas na vila-sede do distrito de Chibabava, a Sul da província central moçambicana de Sofala. A edição de hoje do matutino “Noticias” indica que destes óbitos três ocorreram no hospital local e os restantes cinco nas comunidades.

No entanto, o Hospital Rural de Muxúnguè, que dista a cerca de 50 quilómetros da supracitada vila, tem nos últimos tempos vindo a receber muitos enfermos com sintomas de diarreias. O Médico-chefe provincial, Isaías Ramiro, que confirmou os três óbitos intrahospitalares, aventa a hipótese de que o surto tenha como principal fonte a água do rio Búzi. Suspeita-se ainda alguns produtos alimentares que, no entanto, estão ainda a ser analisados.

No caso da água do caudal do Búzi, a fonte afirma que os moradores daquela parcela do distrito buscam o precioso líquido naquele rio, consumindo-o antes de ser tratado, tudo porque registou-se uma avaria no motor que facilita o tratamento e abastecimento de agua. Isaías Ramiro disse, por outro lado, que deram negativo as pesquisas visando aferir se era ou não cólera.

As análises foram efectuadas a amostras de onze enfermos. Uma equipa de técnicos da Direcção Provincial de Saúde de Sofala foi já destacada para aquele ponto para tentar estancar o alastramento do surto. As autoridades sanitárias em Sofala destacaram igualmente activistas para mobilizarem a população a tratar a água que consome.

A epidemia da cólera que havia eclodido nos princípios deste ano teria inicialmente sido detectada naquele distrito do Sul de Sofala.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!