Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Sul de Moçambique terá falta de chuva de Janeiro a Março

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) disse ao @verdade, esta quinta-feira (03), que as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, no Sul de Moçambique, irão enfrentar falta de chuva de Janeiro a Março deste ano, devido a uma frente quente que assola o país nos últimos dias e à fraca precipitação.

No território nacional o período chuvoso ocorre de Outubro a Março do ano seguinte, segundo o meteorologista Arlindo Meque.

Explicou-nos também que há previsão de ocorrência de alta precipitação nas bacias do Zambeze e Massalo, e média nos rios Save, Púngué, Búzi e Licungo.

O contrário irá acontecer no Sul do país, que vai enfrentar seca. Nas palavras de Arlindo Meque, a abundância da chuva far-se-á sentir nas províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia e Cabo Delgado.

De acordo com ele, a seca está associada à escassez de precipitação na região da África Austral, incluindo Moçambique, o que concorre para o surgimento do ciclone “El Niño”. Este poderá fustigar alguns países vizinhos.

Refira-se que seca no país já começou a ter efeitos críticos na província de Maputo, principalmente nos distritos de Magude, Moamba, Namaacha e Matutuine, onde cerca de duas mil pessoas estão a enfrentar a crise de água para consumo por causa da falta da chuva.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!