O músico Stewart Sukuma foi, esta sexta-feira (14), em Maputo, nomeado Embaixador de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique.
Ele é a primeira personalidade no país a ser indicada para esta função, juntando-se a outros embaixadores de Boa vontade do UNICEF de outros países. Durante o seu mandato voluntário de dois anos, Stewart Sukuma deverá ? através da sua notoriedade e influência no meio artístico, nos media, no seu vasto público e parceiros ? representar e apoiar o UNICEF em actividades públicas de advocacia, sensibilização e mobilização de recursos para a promoção do bem-estar e realização dos direitos da criança em Moçambique, segundo refere um comunicado enviado ao @Verdade.
O representante do UNICEF, Jesper Morch, disse que “é uma grande satisfação para nós e para as crianças em Moçambique que Stewart Sukuma tenha aceite desempenhar esta nobre tarefa humanitária.
Esta nomeação é o reconhecimento do notável envolvimento voluntário dos artistas moçambicanos na promoção dos direitos humanos da criança.” Ao longo da sua carreira musical e dos seis anos de colaboração com o UNICEF, Stewart Sukuma tem-se destacado como um genuíno porta-voz das crianças e adolescentes.
Para além de suas iniciativas filantrópicas individuais, ele tem vindo a apoiar esta organização em iniciativas de sensibilização pública para a mudança de comportamento como a campanha de tolerância zero contra a violência e abuso sexual da rapariga liderada pelo MINED, na promoção de boas práticas de higiene, na prevenção da malária e do HIV, e também na mobilização de artistas nacionais para a promoção dos direitos da criança através da arte, entre outras.
“No momento em que celebro 30 anos da minha carreira, é para mim uma honra e grande responsabilidade formalizar a minha colaboração com o UNICEF Moçambique. É a minha contribuição na reafirmação do papel que os artistas e personalidades podem e devem desempenhar como advogados da causa da criança no país”, afirmou o nomeado.