Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Standard Bank obtém facilidade de empréstimo de um bilião de dólares

O grupo Standard Bank assinou uma facilidade de empréstimo de um bilião de dólares norte-americanos com quatro bancos chineses. De acordo com agência Pana, o acordo foi assinado, na última segunda-feira, com o Industrial and Commercial Bank of China (Macau), Limited of Bank of China, China Development Bank e o China CITIC Bank.

Trata-se de um empréstimo de circuito fechado, o maior do género concedido a uma instituição financeira africana no mercado chinês, que foi negociado pelo Standard Bank e coordenado pelo Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) e sua sucursal em Macau, uma região administrativa especial da República Popular da China.

Trata-se dum empréstimo a prazo para permitir ao Standard Bank mobilizar fundos no mercado asiático. O administrador executivo do grupo Standard Bank, Jacko Maree, declarou, na ocasião, que “esta transacção é a primeira para um banco africano que opera no mercado asiático. Este acordo reflecte a confiança que os bancos chineses têm no Standard Bank, em África e nos mercados emergentes, apesar da recessão nos mercados financeiros mundiais. Além disso, mostra o nível acrescido de cooperação entre o Standard Bank e vários maiores bancos chineses, tais como o ICBC”.

Maree indicou que a parceria estratégica do Standard Bank com o ICBC desempenhou um papel importante no estabelecimento desta facilidade de pagamento concedida para um período de cinco anos, reembolsável numa única tranche de maturidade. “Este acordo servirá de plataforma para a cooperação futura entre o Standard Bank e estas instituições financeiras, através duma série de diferentes produtos bancários, a fim de apoiar as empresas chinesas que penetram nos mercados emergentes”, frisou.

O Standard Bank é um grupo sulafricano que opera em 30 países, sendo que em possui uma carteira superior a 11 mil clientes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!