O Software de contagem de votos, aprovado recentemente pelos órgãos eleitorais de Moçambique, será montado nas Comissões Provinciais de Eleições até o dia 22 do corrente mês, revelou a imprensa o director de organização de processos eleitorais no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Mário Ernesto. Entretanto, antes da montagem, técnicos de informática dos órgãos eleitorais ao nível das províncias virão a Maputo para se familiarizarem com o sistema.
“O software de contagem de votos foi aprovado na semana passada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), e na próxima semana, os técnicos de informáticas dos STAE provinciais vem a Maputo para se familiarizarem com o sistema para depois irem instalar nas províncias até quinta-feira, 22 de Outubro”, disse.
Ernesto fez estas declarações na sexta-feira depois do encontro do STAE com os 20 observadores da Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), para dar a conhecer o processo eleitoral em curso no país. No referido encontro, Ernesto revelou que o software será usado apenas a partir da província e ao nível central. Assim, os distritos vão fazer a contagem manual dos votos, enquanto que as províncias terão de fazer uma contagem mista (manual ou electrónica).
“A província faz a conferência dos dados fornecidos pelos distritos e depois terá de sistematizar electronicamente para verificar se os mesmos estão correctos. Portanto, nas províncias vai se fazer a contagem manual e depois electrónica. Mas já ao nível central vamos fazer contagem electrónica, porque a medida que recebemos os dados das províncias introduzimos no sistema electrónico”, explicou. Ernesto enfatizou a importância da contagem electrónica dos votos, tendo referido que “este software é um instrumento de controlo para evitar erros registados nas eleições de 2004, nalgumas províncias”.
A contagem informática ajuda a ter resultados mais fiáveis e “exactos”, uma vez que o sistema é montado de tal forma que chega a rejeitar os editais que apresentarem um número superior ao de pessoas registadas num determinado caderno eleitoral, entre outros dados que tenham sido eventualmente alterados.
Depois da votação, a 28 deste mês, seguir-se-á a contagem dos votos ao nível distrital, depois provincial e por fim conferidos e requalificados pela CNE. Desta feita, os resultados das quartas eleições gerais e primeiras para as Assembleias Provinciais serão conhecidos até ao dia 12 de Novembro próximo.