Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sociedade Técnica de Equipamentos Industriais e Acessórios vendida pelo Estado a 20,1 milhões

A Sociedade Técnica de Equipamentos Industriais e Acessórios (STEIA), paralisada desde 1999 por abandono dos seus antigos proprietários, acaba de ser adquirida por investidores nacionais agrupados na Sociedade MBSP-Associados, Lda., pelo valor de alienação de 1,6 milhão de dólares norte- americanos, o correspondente a 20,1 milhões de meticais.

Daquele valor, os novos gestores pagaram ao Estado 15,1 milhões de meticais, faltando por liquidar até 2014 cerca de cinco milhões de meticais, segundo a Direcção Nacional do Património do Estado (DNPE) do Ministério das Finanças.

Em 2009, aquela instituição estatal registou uma dívida de 98,8 milhões de meticais de 14 empresas e instituições públicas e privadas vendidas a privados, num valor global de alienação de 440,2 milhões de meticais, dos quais foram já liquidados cerca de 342,7 milhões de meticais.

No grupo das empresas alienadas está a Feira Internacional de Maputo (FACIM), pelo montante de 319,7 milhões de meticais, dos quais foram pagos pela extinta Sociedade Gestora de Feiras, Exposições e Congressos (SOGEX) cerca de 290,7 milhões de meticais.

Figuram ainda na lista da Direcção Nacional do Património do Estado como empresas vendidas, em 2009, a DIMAC (Distribuidora de Material de Construção), PROTAL, SOCIMOL, Restaurante Sheik, Interquímica, Unidade da LOMACO em Montepuez e a EMOCHÁ.

Refira-se, entretanto, que entre 2006 e 2008 foram seleccionadas para saneamento 17 empresas, das quais sete adjudicatários pagaram integralmente as dívidas, dois compradores não fizeram nenhum pagamento e nove encontravam-se em situação de incumprimento dos prazos estabelecidos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!