O Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ) em parceria a UNESCO disponibilizou um milhão de Meticais aos órgãos de informação públicos e privados para a cobertura das quartas eleições gerais e das primeiras para as assembleias provinciais de 28 de Outubro próximo. Os valores disponibilizados beneficiam os órgãos de comunicação social tanto privados como públicos, nomeadamente o jornal “Noticias”, Diário de Moçambique, Rádio Moçambique, TVM, Público, Zambeze, Magazine Independente, Savana, Verdade, Wamphulafax e o Autarca, estes dois últimos baseados em Nampula e Beira, respectivamente.
Os fundos para cada órgão beneficiário variam de 50 mil a 150 mil Meticais, segundo o número de jornalistas que cada órgão tiver para a cobertura do processo eleitoral. O financiamento não contempla todos os órgãos de informação porque, segundo o Secretário-geral do SNJ, Eduardo Constantino, “o Sindicato não dispõe de recursos satisfatórios”.
Constantino disse ainda que cada órgão de comunicação social beneficiário dos fundos deverá, no final de todo o processo, apresentar um relatório do justificativo da utilização do valor recebido.
O jornalista do semanário “Savana”, Fernando Gonçalves, agradeceu a iniciativa que, segundo ele, “irá minimizar o problema financeiro que alguns órgãos enfrentam neste processo eleitoral em curso no país”.