Vinte e cinco pessoas perderam a vida, 18 ficaram gravemente feridas e 10 contraíram traumas ligeiras, em resultado de 38 acidentes de viação ocorridos entre 31 de Maio passado e 06 de Junho corrente, em diferentes rodovias do território moçambicano.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), lamentou a ocorrência de 22 atropelamentos – um tipo de acidentes que tem sido frequente no país – seis despistes e capotamento causados pela velocidade excessiva, ultrapassagens irregulares, manobras perigosas, condução em contramão e a não observância de outras regras de trânsito.
Os acidentes, segundo Pedro Cossa, foram protagonizados por pessoas com idades que variam de 25 a 31 anos. Ele acredita que o grosso desses indivíduos comete indisciplina na via pública alegadamente porque pretende chegar aos postos de trabalho a tempo e colocam em periga as suas vidas e de outras pessoas.
Por sua vez, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 25.519 viaturas e apreendeu 79 por diversas irregularidades, puniu 4.125 condutores por infringir o Código da Estrada, confiscou 80 cartas de condução e deteve seis automobilistas indiciado de condução ilegal.