O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, reconheceu que a recolha de resíduos sólidos urbanos na zona de alta densidade populacional, que compreende todo o Distrito Municipal KaMpfumu, pela empresa contratada para o efeito, apresentou um fraco desempenho durante o primeiro trimestre de 2011.
Segundo o edil de Maputo, devido ao fraco desempenho, o Conselho Municipal “teve de continuar com a sua frota, para reforçar o trabalho de recolha de resíduos sólidos”, ao mesmo tempo que se procede à substituição dos contentores danificados por outros novos.
Simango falava, recentemente, durante a apresentação, à Assembleia Municipal, do balanço de actividades relativo ao primeiro trimestre de 2011.
De referir que o Conselho Municipal de Maputo está a preparar-se para lançar um novo concurso para a selecção da empresa que vai fazer a recolha de resíduos sólidos no Distrito Municipal KaMpfumu, onde a recolha tem sido muito irregular, devido a problemas de funcionamento com a empresa, incluindo o não cumprimento do horário de remoção.
Simango disse ainda que desde 01 de Março de 2011, os 43 bairros do Município de Maputo operam a 100 porcento de cobertura, no âmbito da expansão da recolha primária nas zonas suburbanas, onde, segundo o edil de Maputo, “os trabalhos de remoção de lixo, feitos por microempresas, melhoraram bastante”.
Referiu terem sido identificadas quatro grandes lixeiras e duas pequenas, estando uma na fase de eliminação. Reagindo a pressões das comunidades locais e de ambientalistas para o encerramento da lixeira do Hulene, as autoridades municipais dizem que dentro de dois ou três anos, no máximo, a mesma vai fechar.
Simango, que considerou satisfatório o desempenho do Conselho Municipal durante o primeiro trimestre deste ano, afirmou terem sido atribuídos 425 títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUATs), 200 dos quais correspondem à regularização de ocupações e 225 a novas atribuições, não se sabendo qual era a meta para o período em análise.
No âmbito dos transportes, foram fiscalizadas 731 viaturas e aplicadas 664 multas, por encurtamento de rotas, sendo que no contexto da expansão da electricidade e iluminação públicas foram feitas cerca de 3.483 novas ligações nos diferentes distritos municipais.
De igual modo, foram licenciadas 71 empresas do ramo industrial e quatro microempresas da área turística, gerando cerca de 370 empregos formais, para além de terem sido emitidas 115 licenças de construção, das quais 57 correspondem aos projectos de raiz.