Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hospital Central de Maputo lança apelo para tratamento de crianças com cancro

O Hospital Central de Maputo (HCM) lançou, quinta-feira, um apelo de ajuda para criação de serviços de Oncologia Pediátrica naquela que é a maior unidade sanitária de Moçambique.

Trata-se de um sonho que visa melhorar o tratamento de crianças padecendo de cancro. Actualmente, as crianças com esses problemas são assistidas em espaços limitados e em situação de carência de meios, incluindo equipamento e pessoal. “

Há uma percepção de que o cancro não se cura, mas para o caso de crianças cura-se e a sua taxa de sobrevivência sobe”, disse a chefe do departamento Pediátrico do HCM, Isabel Maria Ruas, falando hoje a AIM a margem das celebrações do Dia da Criança Africana que se assinala hoje no continente.

Segundo Ruas, os serviços de Pediatria do HCM têm estado a tratar crianças que padecem de cancro há seis meses, mas esse trabalho ainda é realizado no meio de diversas limitações relacionadas com infraestruturas, equipamento e pessoal.

Actualmente, a Pediatria do HCM atende crianças com cancro num espaço com uma capacidade limitada para 15 crianças. Os tratamentos são assegurados por apenas uma médica especialista recentemente formada no Brasil, no âmbito de uma parceria entre as autoridades dos dois países.

Desde que iniciou a sua actividade há seis meses, o departamento Pediátrico do HCM conta com um total de 30 crianças provenientes de todo o país e que se encontram a seguir tratamento.

Não se sabe ainda do montante necessário para sanar essas limitações, mas Isabel Ruas disse que tal inclui investimentos na remodelação de edifícios e aquisição de equipamento.

A formação de pessoal ainda é possível com base na parceria existente com organizações internacionais e com o Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!