Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sete institutos de formação de professores primários encerrados

Sete Institutos de Formação de Professores Primários (IFP) encontram-se encerrados neste presente ano lectivo de 2012, no país, devido à reprovação da maioria dos seus candidatos nos exames de admissão a que foram submetidos em 2011.

O porta-voz do Ministério da Educação, Manuel Rego, ouvido pelo Correio da manhã sobre o assunto, disse que o número de alunos admitidos para o curso foi muito reduzido, “pelo que decidimos não iniciar com as aulas para pouca gente que teve a nota mínima de 12 valores nos exames de admissão”.

Avançou dizendo que as maiores taxas de reprovação deveram-se, particularmente, à introdução, a partir deste presente ano lectivo, do novo modelo de avaliação que “é muito rigoroso e mais exigente”, para se garantir maior qualidade dos formandos.

Para os referidos estabelecimentos não estarem completamente encerrados, o Ministério da Educação está a capacitar parte dos actuais professores em exercício em matéria relacionada com o novo modelo de formação de professores em introdução em Moçambique, num período de três anos ininterruptos, segundo igualmente Rego.

Ele explicou que durante aquele período não haverá nenhuma acção de formação de novos professores do Ensino Primário, sublinhando que “vamos repescar professores do ensino primário em exercício para se actualizarem com o novo modelo de ensino em introdução”.

Entretanto, cerca de quatro mil professores graduados por aqueles sete institutos de formação de professores primários, em 2011, não foram contratados neste presente ano por falta de cabimento orçamental, de acordo igualmente com o porta-voz do Ministério da Educação. Manuel Rego garantiu que eles deverão ser enquadrados a partir de 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!