Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de energia eléctrica vai subir 15% em Moçambique

A produção de energia eléctrica em Moçambique deverá registar um crescimento de 15% até finais de 2012, atingindo um volume de cerca de 616 megawatts, contra os anteriores 534 megawatts registados no ano anterior, segundo previsão do Governo moçambicano.

 

 

Com aquele volume, Moçambique deverá registar em 2012 o maior crescimento de produção de energia eléctrica a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo Augusto de Sousa, Presidente do Conselho de Administração da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), estimando em apenas 2,5 a 5% o volume médio de crescimento do recurso esperado na região no presente ano.

Por seu turno, o ministro da Energia, Salvador Namburete, acrescentou que o Governo moçambicano gasta, em média anual, cerca de 60 milhões de dólares norte-americanos para a construção e melhoramento de infra-estruturas destinadas a assegurar uma maior disponibilização de energia eléctrica para o consumo doméstico e exportação.

No período entre 2005 e 2011, perto de 8,1 milhões de pessoas passaram a beneficar de energia eléctrica produzida no país, segundo igualmente aquele dirigente.

Devido ao défice de electricidade na região da África Austral, Moçambique vai “centrar as suas atenções em estratégias de atracção de mais investimentos e mobilização de parcerias estratégicas para maior aproveitamento do seu enorme potencial energético”, salientou ainda Salvador Namburete, falando esta quartafeira durante um encontro que reuniu cerca de 60 empresários moçambicanos e portugueses.

O evento visa a troca de experiências, estabelecimento de parcerias e exploração de novas oportunidades de negócios entre agentes económicos dos países falantes da língua portuguesa. Refira-se que a delegação lusa foi dirigida pelo Secretário de Estado de Energia, Artur Trindade, que se encontra em visita de trabalho a Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!