O serviço “BlackBerry” da empresa pública de Telefonia móvel de Moçambique, Mcel, está desde terça-feira disponível aos seus clientes pré-pago. A “massificação” do serviço BlackBerry em Moçambique ocorre menos de um ano após o seu lançamento no país. O Administrador Delgado da Mcel, Gomes Zita, disse, durante a cerimónia de lançamento deste serviço, em Maputo, que, “dadas as especificidades do nosso mercado, a disponibilização do serviço aos nossos clientes pré-pago era inevitável e temos orgulho em sermos novamente os primeiros a fazê-lo em Moçambique”.
Zita acrescentou que “desde o início soubemos que o serviço BlackBerry teria uma grande procura no nosso País, dado que este é líder mundial em soluções que combinam o e-mail, a internet e diversas aplicações num aparelho móvel”. Os clientes pré-pago da Mcel deverão subscrever ao serviço mediante o pagamento de 800 Meticais por mês, para alem de adquirirem o aparelho (telemóvel BlackBerry).
Entretanto, a operadora garante que vai fazer promoções durante os primeiros 12 meses por forma a facilitar a utilização massiva destes serviços. A disponibilização do serviço BlackBerry aos clientes pré-pago ocorre pouco tempo depois da Mcel estender a sua rede ao distrito de Chibabava, na província de Sofala, na zona centro do país. Desta forma, esta operadora passou a cobrir a província de Sofala em 100 por cento, tal como a cidade e província de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. Ainda este ano, a Mcel espera completar a cobertura da província nortenha do Niassa e mais tarde a de Tete.
Depois de concluída a cobertura de todas as capitais provinciais do país, o desafio da operadora será reforçar a capacidade de cobertura da rede para proporcionar aos seus clientes serviços de maior qualidade.