Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Será último 21 de Agosto de Pio Matos como edil?

Quelimane celebra este domingo, 21 de Agosto, 69 anos de elevação a categoria de cidade. Há festa nos bairros como é característico. Segundo o jornal Diário da Zambézia, o dia deverá ser assinalado com a habitual cerimónia de deposição de uma coroa de flores na praça, situada mesmo enfrente do Concelho Municipal e dai seguir-se-ão actividades como inauguração de uma exposição fotográfica do pintor Kumalemo, que em língua portuguesa significa, não acabe.

Com alguma ansiedade os quelimanenses aguardam o momento em que Pio Matos, Presidente do Concelho Municipal de Quelimane, deverá discursar num momento em que há muitas especulações sobre a sua continuidade em frente dos destinos da edilidade.

Tolerâncias de ponto em Beira, Quelimane e Nampula

As cidades de Quelimane, na Província da Zambézia, e Nampula, capital da Província do mesmo nome, assinalam os seus aniversários com esta categoria, próxima semana e, em resposta aos pedidos das respectivas edilidades, no âmbito da Lei do Trabalho (LT), a Ministra do Trabalho concede Tolerância de Ponto a todos os trabalhadores e funcionários públicos residentes nestas cidades, para permiti-los uma passagem condigna das datas, com a excepção daqueles cuja natureza da sua actividade não permite interrupção no interesse público, segundo o nº 4, do art. 205 da LT.

A cidade de Quelimane completa 69 anos com esta categoria no próximo dia 21 de Agosto e, por coincidir com um Domingo, de acordo com a LT, a suspensão de actividades laborais no âmbito da tolerância ficam diferida para o dia seguinte, isto é, para Segunda-Feira, dia 22 de Agosto, o mesmo dia em que a cidade de Nampula assinalará o seu 55º aniversário.

Enquanto isso, a cidade da Beira, em Sofala, completa 104 anos ostentando esta categoria, no dia 20 de Agosto de 2011, tendo também tolerância de ponto no próprio dia.

Refira-se que neste mês de Agosto, outras cidades e vilas distritais assinalam os seus aniversários, casos de Inhambane (dia 12), Lalaua (Nampula-dia 16), Murrupula (Nampula) e Chókwè (Gaza) ambos no dia 17 de Agosto), Quissico (Inhambane-dia 26), Tsangano (Tete-dia 27) e Ancuabe (Cabo Delgado- dia 31 de Agosto), que também foi-lhes concedido tolerâncias de ponto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!