Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Self energy” investe 10 milhões USD em energias renováveis

A empresa Self Energy Moçambique está a investir em projectos de energia renovável no país, avaliados em cerca de 10 milhões de dólares norte-americanos (USD).

Os projectos, que contemplam vários tipos de soluções energéticas a partir da luz solar, encontram-se espalhados por quase todo o país, com destaque para as províncias de Nampula, Sofala e Maputo.

De acordo com o director-geral da empresa, Carlos Matos, citado pela Rádio Moçambique, emissora pública nacional, o pais mostra-se viável para investir neste ramo tendo em conta as condições climáticas, ou seja, o sol é regular e constante em quase todo o território nacional, facto que faz das energias renováveis um sector promissor.

Em Moçambique, algumas empresas já começaram a adoptar a tecnologia oferecida pelas renováveis, caso do Hotel Indy Village, em Maputo.

A estância instalou recentemente um sistema integrado de energia renovável de fonte solar, a partir do qual a água é aquecida directamente.

O sistema possui uma capacidade de geração térmica que permite uma redução de até 40 por cento nos custos com a energia eléctrica.

A Self Energy Moçambique é a responsável pelo considerado mais importante acordo de cooperação estabelecido entre Portugal e Moçambique no domínio das energias renováveis.

A empresa vai avançar com projectos, nomeadamente de mini-hídricas e mini-centrais solares, que implicam um investimento de 30 milhões de Euros (1.3 biliões de meticais).

Os projectos pretendem gerar energia junto a comunidades sem acesso à rede eléctrica, através de tecnologias com base em energia renovável.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!