Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis distritos de Manica e Sofala terão Banco Móvel

Os distritos de Báruè, Sussundenga, Manica, Gondola e o posto administrativo de Inchope, na província central de Manica, e ainda o distrito de Nhamatanda, em Sofala, passarão, “dentro em breve”, a contar com Banco Móvel, primeira instituição do género a operar em Moçambique.

Ela será criada pelo Banco Oportunidade de Moçambique (BOM) com o propósito principal de levar os serviços bancários e financiamentos para lugares onde a população não tem acesso a estes serviços ou de micro-crédito.

Segundo fonte do BOM, o microcrédito tem um potencial de beneficiar, em Moçambique, entre 400 mil e 800 mil pessoas das zonas rurais, contra 50 mil clientes que o actual sistema está a servir.

Presentemente, o Banco Oportunidade de Moçambique oferece empréstimos no valor mínimo de 500 meticais e o máximo de 150 mil meticais a cada um dos seus 6300 clientes espalhados pelas cidades de Maputo, Chimoio, Beira e Quelimane, onde tem balcões operacionais.

O banco opera em Moçambique desde 2005 e acaba de anunciar que se vai lançar no mercado do microcrédito nacional através do Banco Móvel que consiste num camião, especialmente preparado na vizinha África do Sul com fundos financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates e Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacio- nal (USAID), em valor não estimado.

O referido camião tem uma cabine blindada, pneus à prova de bala e é equipado com um cofre, sistemas computarizados de reconhecimento de impressão digital do cliente, Internet sem fio, máquinas fotográficas WEB, fotocopiadora do tipo scanner, aparelho de ar condicionado, gerador e uma série de comodidades que possibilitam o seu pleno funcionamento em regime semi-autónomo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!