Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector privado cria 160 mil novos empregos até finais de 2013

As empresas privadas moçambicanas deverão ser responsáveis pela criação de pouco mais de 160 mil novos empregos até finais deste ano, contra perto de 53 mil a serem absorvidos pelo sector público igualmente no mesmo período, segundo prognósticos do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD).

No global, as projecções daquele departamento governamental indicam que deverão ser criados também até finais deste ano cerca de 216 mil novos empregos nos diferentes ramos de actividade, dos quais cerca de 15 mil novos postos serão gerados pela indústria extractiva.

As áreas da Agricultura, Transportes e Comunicações e indústrias Transformadora e Extractiva vão contribuir com um maior número de postos de trabalho não especificado pelo Ministério da Planificação e Desenvolvimento, devido ao elevado volume de investimento encaminhado para aqueles sectores produtivos.

Até 2015, a previsão é criar cerca de um milhão de novos postos de trabalho com maior contribuição a ser feita pelo sector privado, devendo o Governo flexibilizar a legislação laboral e incentivar a formação profissional.

Dados oficiais indicam que 16% da população em idade activa moçambicana estão desempregados vivendo a sua maioria na região Sul do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!