Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector agro-pecuário cresceu 24 por cento em 2009/10

O sector agro-pecuário em Moçambique registou um crescimento estimado em 24 por cento se comparado nos últimos dois anos (2008/09), feito que espelha a elevada importância que o governo tem estado a depositar neste ramo que constitui a espinha dorsal da economia nacional.

O facto foi revelado, quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) durante a apresentação dos Resultados Preliminares do Censo Agro-Pecuário (CAP) 2009/10, em Maputo, que visa contribuir com informação de qualidade que desperte e oriente a sociedade para a magnitude, características e potencialidades do sector.

O presidente do INE, João Loureiro, apontou, a título de exemplo, que o CAP apurou a existência no país de 3.8 milhões de explorações agrícolas, o que representa cerca de 75,1 por cento dos agregados familiares existentes em todo o país.

Aliás, os 3.8 milhões de famílias perfazem o equivalente a 75 por cento da população moçambicana cujo rendimento está baseado na agricultura.

Das explorações agrícolas, 27,4 por cento são chefiadas por mulheres. Do universo das exportações agrícolas, 99,9 por cento são pequenas e médias.

A população agrícola, segundo a constatação do censo, trabalha uma área de apenas 5.6 milhões de hectares, o que corresponde a 15.6 por cento dos 36 milhões de hectares de terra arável do país.

As pequenas e médias explorações perfazem 98.7 por cento de terra actualmente trabalhada, das quais 57 por cento são ocupadas por culturas básicas alimentares. Cerca de 5,3 por cento das explorações usam rega, 3,8 por cento usa fertilizantes e 2, 5 por cento usa pesticidas.

No âmbito da segurança alimentar, cerca de 51,3 por cento das explorações agrícolas apontam a falta de chuva como a razão para a escassez de alimentos no período do levantamento de dados do Censo Agro-Pecuário.

Em termos de efectivos pecuários, o Censo Agro-pecuário apurou que existem no país cerca de 1.3 milhões de bovinos, contra 622 mil do último senso, quatro milhões de caprinos e 24 milhões de galinhas.

A realização do CAP 2009/10 enquadra- se no Plano Estratégico 2008/12 do Sistema Estatístico Nacional (SEM) aprovado pelo Conselho Superior Estatístico, nas recomendações do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), entidade do sistema da ONU coordenadora das estatísticas agrícolas a nível mundial.

A recolha de dados ocorreu de Janeiro a Novembro de 2010 em todo o país, abarcando todas as províncias do país, distritos e postos administrativos, incluindo, pela primeira vez, a cidade de Maputo. O resultado final deste censo será divulgado em Agosto próximo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!