Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector agrícola com reforço de 936 milhões de meticais até 2015

Cerca de 939 milhões de meticais acabam de ser colocados à disposição de Moçambique para apoiar esforços conducentes ao incremento da competitividade do sector agrícola ao longo do período 2011/2015.

O valor deverá ser “brevemente” alocado pelo Grupo de 19 parceiros internacionais de cooperação com Moçambique (G-19) no quadro do auxílio aos países em desenvolvimento visando o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, garantindo segurança alimentar a mais de metade da população até 2015, segundo o Instituto de Investigação Agrícola de Moçambique (IIAM).

Basicamente, o programa será direccionado para incremento da competitividade de produtos com mercados assegurados a nível doméstico e na região da África Austral, de acordo com o IIAM, apontando o algodão, madeira, castanha de caju, cereais, tubérculos e hortícolas diversas como outras das culturas que deverão beneficiar daquela iniciativa.

O projecto contempla ainda acções de treinamento e capacitação de quadros moçambicanos em matéria de competitividade agrícola, segundo igualmente aquela instituição adstrita ao Ministério da Agricultura (MINAG).

A baixa produtividade das cadeias produtivas, fraca formação técnica, pouca rotatividade de culturas e o crescente aumento dos custos e factores de produção constam do rol de constrangimentos indicados por aquele organismo governamental como estando na origem da fraca competitividade do sector agrícola moçambicano, de acordo ainda com a mesma fonte.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!