Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo incentiva planeamento familiar

O governo da província de Nampula encoraja a população à prática do planeamento familiar, uma medida que visa proporcionar o espaçamento das gravidezes e a melhoria do estado de saúde das mães e crianças.

Este encorajamento foi feito, Segunda-feira, em Nampula, pela directora provincial da Juventude e Desportos, Ângela Reane, na comemoração do Dia Internacional da População.

Riane disse que, com a estratégia de planeamento familiar, o governo pretende promover, igualmente, a participação dos homens na tomada de decisão sobre o nascimento dos filhos, onde o diálogo é importante porque a responsabilidade de ter filhos e cuidar deles compete a ambos os progenitores e não só à mulher como é, tradicionalmente, considerado.

De acordo com aquela dirigente, em virtude da população moçambicana ser predominantemente jovem, os esforços de busca de soluções estão a priorizar o investimento nessa faixa etária para o desenvolvimento multidimensional e sectorial deste país.

E referiu que, para que a juventude possa participar activamente nesse processo de desenvolvimento, é necessário que ela seja saudável e educada.

Por isso o governo criou o programa Geração Biz que estimula a educação e desenvolvimento dos jovens, oferecendo-lhes serviços de saúde sexual e reprodutiva, prevenção do HIV/SIDA e outras habilidades para a vida.

‘Esperamos que, com este investimento, os jovens estejam preparados para contribuírem para o desenvolvimento de Moçambique. E como líderes, pais e profissionais das próximas gerações, eles irão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moçambicanos’, frisou Ângela Reane.

A efeméride comemorou-se este ano sob lema “Num mundo de 7 biliões, um contando com outro”, que nos sugere, de acordo com aquela dirigente, uma reflexão na reafirmação e determinação na promoção dos direitos humanos e do bem estar da população com vista a construir um mundo melhor para todos, especialmente num ano em que comemoramos também os 25 anos da morte do primeiro Presidente de Moçambique Independente, portanto, o Ano Samora Machel, cuja dimensão humana de líder de massas e cidadão ultrapassou as fronteiras deste país, transcorrendo o mundo inteiro pela forma carinhosa como tratava o seu povo.

De referir que o Dia Internacional da População, cuja celebração ao nível da província de Nampula ocorreu no distrito de Meconta, foi instituído pelas Nações Unidas, a 11 de Julho de 1987, quando a população mundial atingiu a faixa de cerca de cinco biliões de pessoas e com perspectiva de proporcionar uma reflexão aprofundada sobre as respectivas condições sócio-políticas e económicas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!