O Sector de Saúde afirma-se prevenido para fazer face a um eventual surto da gripe denominada HN1 na província de Nampula. Flávio Jordão Wate, director provincial da Saúde, assegurou que estão já preparadas equipas de trabalho em todos os distritos, para onde foram mobilizados os medicamentos necessários para uma resposta imediata ao eventual surgimento da nova pandemia.
Segundo, ainda, o nosso interlocutor, decorre, neste momento, o processo de pulverização intra-domiciliária nalguns distritos da província, nomeadamente Nacala-Porto, Angoche, Ilha de Moçambique, Meconta e Nampula, além de alguns Postos Administrativos.
De acordo com a fonte, foram envolvidos no processo de pulverização rociadores que estiveram envolvidos em anos anteriores, tendo em consideração a sua larga experiência na actividade. Trata -se de um programa que se enquadra no combate à malária, cujas medidas não se circunscrevem no processo de pulverização, pois que contemplam, também, a observância da higiene individual e colectiva.