Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

SADC saúda publicação de lista definitiva de candidatos nas eleições malgaxes

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) congratulou-se com a divulgação da lista definitiva dos candidatos às eleições presidenciais malgaxes pelo tribunal eleitoral especial deste país. O Presidente de transição, Andry Rajoalina, e o ex-Presidente deposto, Didier Ratsiraka, foram excluídos da lista.

Num comunicado transmitido à PANA em Port-Louis, ela saudou a divulgação desta lista como uma etapa decisiva do restabelecimento da ordem constitucional em Madagáscar.

A SADC revelou que esta decisão do Tribunal Eleitoral Especial constituiu um passo importante para a criação das condições necessárias à organização de eleições livres, justas, transparentes e credíveis em Madagáscar, com o apoio da comunidade internacional.

“A SADC apoia totalmente esta decisão porque ela restabeleceu a legalidade na lista dos candidatos às presidenciais conformando-se com as leis em vigor em Madagáscar bem como com as decisões da SADC e da União Africana (UA)”, sublinhou o comunicado.

A SADC convidou os parceiros internacionais de Madagáscar a recomeçarem a fornecer uma assitência financeira, técnica, material e logística para a organização de eleições livres e justas em Madagáscar. Ela convidou igualmente os Malgaxes, em particular os homens políticos, a desempenharem um papel positivo mantendo a paz, estabilidade, tolerância, o apaziguamento e a reconciliação nacional enquanto este país se dirige para eleições com vista a pôr termo à crise e restabelecer a ordem constitucional.

A primeira volta das eleições presidenciais terá lugar a 25 de outubro próximo e uma eventual segunda volta está marcada para 20 de dezembro do ano em curso, data igualmente das eleições legislativas.

Trinta e três candidatos disputam a Presidência, incluindo quatro membros do Governo atual- o ministro dos Negócios Estrangeiros, Pierrot Rajaonarivelo, o ministro do Desenvolvimento e Reforma Agrária, Hajo Andrianainarivelo, o ministro das Finanças, Hery Rajaonarimampianina, e o ministro da Função Pública, Tabera Andriamanantsoa.

O Presidente de transição, Andry Rajoalina, e os seus dois opositores, o ex-Presidente malgaxe, Didier Ratsiraka, e a ex-Primeira Dama Lalao Ravalomanana, fazem parte dos candidatos cujos nomes foram tirados da lista dos concorrentes para as presidenciais.

Estas eleições deverão pôr termo à crise política neste país, espera-se.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!