Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Russos protestam contra Putin apesar da pressão

Milhares de russos entoaram o grito “A Rússia será livre” numa marcha pelas ruas de Moscovo, esta Terça-feira, para protestar contra o presidente Vladimir Putin, desafiando as novas medidas do governante para tentar acabar com qualquer manifestação contra o seu governo.

Os manifestantes lotaram um boulevard central no primeiro grande protesto desde a posse de Putin a 7 de Maio, afirmando que não serão intimidados pelas operações policiais realizadas nas casas dos líderes da oposição e por uma nova lei que aumenta as multas por ofensas à ordem pública.

“Aqueles que lutavam estavam longe do medo”, disse Valery Zagovny, ex-combatente soviético no Afeganistão, de 50 anos, levando a sua medalha de combate para comprovar.

“Vamos deixar aqueles atrás dos muros vermelhos do Kremlin assustados.” Debaixo de um forte temporal, alguns brincaram que o mau clima foi orquestrado pelo próprio presidente para esvaziar o movimento.

Com bandeiras russas e gritos contra Putin, eles marcharam apesar da ausência dos seus líderes, que foram intimados a depor antes do início dos protestos.

O líder de esquerda Sergei Udaltsov ignorou a sua intimação para depor sobre a violência ocorrida num protesto na véspera da posse de Putin e liderou um grupo que marchava com bandeiras vermelhas e gritava “Putin na prisão” e “Todo poder ao povo.”

Policiais com capacetes montaram barreiras de metal ao longo do percurso da marcha, mas a presença policial foi menor em relação a outros protestos.

Ilya Ponomaryov, parlamentar da oposição, disse que entre 60.000 a 70.000 pessoas compareceram ao protesto, bem mais que os 18.000 estimados pela polícia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!