Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia retoma apoio à Saúde em Moçambique

A Rússia deverá retomar, a partir de 2011, o seu apoio a programas da Saúde em Moçambique, através da dotação de uma verba de 7,7 milhões de dólares norte-americanos para prevenção e combate contra a malária, na província nortenha de Cabo Delgado, segundo Alexander Egorov, ministro-conselheiro da Embaixada russa em Maputo, falando ao Correio da manhã.

 

 

A alocação daquele valor irá representar “o retomar do apoio multiforme russo a vários programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”, realçou Egorov, justificando que a medida surge pelo facto de haver “mudanças estruturais em curso nos dois países”.

Para além da Saúde, a Rússia poderá, proximamente, intervir nas acções de apoio ao desenvolvimento da Indústria moçambicana, concretamente, nas áreas dos hidrocarbonetos, mineração, construção civil e no sector de engenharia mecânica.

Refira-se, entretanto, que a Rússia pretende cancelar, em 2011, os remanescentes 140 milhões de dólares norte-americanos da dívida externa de Moçambique que, na década 90 do passado Século XX, chegou a atingir o valor máximo de dois biliões de dólares (Cm N° 3469).

A dívida resultou da aquisição de armamento à antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) para alimentar a guerra contra a RENAMO, então movimento rebelde moçambicano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!