Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia arrenda aviões a Cuba e cancela dívida da era soviética

A Rússia vai arrendar a Cuba oito jactos avaliados em 650 milhões de dólares, e cancelará parcialmente a dívida contraída pelo país caribenho com Moscovo na época da União Soviética, conforme prevêem os acordos firmados, Quinta-feira (21), pelo primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, em visita à ilha comunista.

Havana e Moscovo tiveram estreitas relações durante a Guerra Fria, e o regime cubano nunca se recuperou totalmente da perda da ajuda financeira decorrente do desmoronamento da União Soviética.

O ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, que participa da viagem, disse que a Rússia vai cancelar parte de uma dívida de 30 bilhões de dólares, e oferecerá um plano de refinanciamento de 10 anos para o valor restante.

“Houve uma dívida acumulada relacionada a empréstimos alocados pela União Soviética, e agora preparamos um acordo que deve ser submetido a todos os procedimentos necessários”, disse.

Manturov afirmou que a decisão final sobre o acordo da dívida deve ser assinada até o final do ano. A Rússia também arrendará três aviões Ilyushin-96-400, com grande autonomia de voo, três jactos regionais AN-158, e dois TU-204SM, para viagens de média distância, conforme acordos selados na presença de Medvedev e do presidente cubano, Raúl Castro.

Moscovo oferecerá garantias soberanas a um conjunto de bancos russos que financiam o acordo, segundo Manturov. Medvedev e Raúl foram vistos a conversar informalmente e a sorrir durante a cerimónia.

O líder cubano cumprimentou os repórteres em russo. Os dois países tiveram um intercâmbio comercial de cerca de 200 milhões de dólares, ano passado.

As companhias petrolíferas da Rússia – país que é o maior exportador mundial de energia – estão actualmente a prospectar petróleo na costa cubana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!