Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mundial 2014: eliminatórias africanas começam esta sexta-feira com jogo dos Mambas no Egito

Mundial 2014: Moçambique empata e compromete apuramento; Egito vence Guiné e lidera grupo G

A selecção nacional de futebol, os Mambas, inicia, esta Sexta-feira, no Egito, a sua campanha de qualificação ao Mundial 2014 a ter lugar no Brasil. Para o efeito, a equipa de todos nós já se encontra na cidade de Alexandria no Egipto onde, a partir das 20 horas vai defrontar a sua congénere egípcia em jogo da primeira jornada.

Os Mambas, que cumpriram dez dias de estágio na Alemanha tendo efectuado um jogo pálido diante da selecção da Namíbia cujo resultado não foi para além de um empate a zero, partem para o desafio contra o Egipto com duras baixas na lista dos convocados.

A primeira já confirmada, é do jovem avançado Clésio do Ferroviário de Maputo penalizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) com dois jogos de suspensão na sequência de um cartão vermelho aquando do jogo contra Uganda ao serviço da selecção sub-20 a contar para a segunda mão da primeira eliminatória de acesso ao CAN de Sub-20, realizado em Chibuto.

A outra, embora não dada como certa, é do “puto maravilha” da nossa selecção Dominguês Pelembe, o maestro das transições rápidas de bola e do desequilíbrio técnico no sector ofensivo dos Mambas. Ao que tudo indica, Dominguês não conseguiu incorporar a tempo a documentação necessária para juntar-se aos restantes colegas em Alexandria.

Não só, o maestro da selecção nacional não fez-se ao estágio na Alemanha devido a compromissos com o seu clube sul-africano do Sundowns ou seja, não treinou o que poderá dificultar a sua integração na filosofia definida por Engels ao longo dos dez dias.

Estes são os 19 jogadores convocados: Kampango e Pinto (guarda-redes), Mano, Paíto, Mexer, Zainadine Júnior, Aguiar, Chico e João Mazive (defesas), Simão, Miro, Jumisse, Whisky, Carlitos, Zé Luís, Tchitcho, Diogo (médios), Jerry e Telinho (avançados).

O jogo será à porta fechada excepto para os militares daquele país, os únicos autorizados a ocupar as bancadas por motivos de segurança e de instabilidade social que se vive naquele país do Magreb.

Disputa por vagas no Brasil 2014 em todo o continente

Para além do jogo da selecção de Moçambique outros jogos vão ser disputados pelo nosso continente a contarem para a fase de grupos, num total de 20 partidas no fim de semana, duas em cada um dos dez grupos. Os vencedores de cada um dos dez grupos classificam-se para a fase final, quando serão definidas as cinco nações africanas classificadas para o próximo Mundial.

Dança de treinadores

O continente africano é bem conhecida pela constante movimentação de técnicos e mais uma vez teremos muitas caras novas ao lado do relvado. O francês Sabri Lamouchi assumiu esta semana o comando da Costa do Marfim, que se prepara para receber a Tanzânia no Grupo C.

Na próxima semana, os vice-campeões africanos viajam a Marrakesh para enfrentar o Marrocos, que inicia a sua jornada com uma complicada partida contra Gâmbia. A seleção costa marfinense está a tentar tornar-se no quarta selecção africana a classificar-se para três Mundiais consecutivos.

A façanha também já foi alcançada por Gana, que é amplamente favorita em casa contra o Lesoto no Grupo D. Na outra partida do grupo, a atual campeã africana Zâmbia viaja para enfrentar a forte equipa do Sudão antes de receber os ganeses na semana que vem.

A Tunísia também é favorita em casa contra a Guiné Equatorial no Grupo B. Os tunisinos estão a ser comandados pelo seu ex-jogador Sami Trabelsi.

O americano Bob Bradley, que comandou o seu país no Mundia da África do Sul 2010, estreará à frente do Egito nas eliminatórias contra Moçambique. Os egípcios não se classificam para um Mundial desde 1990, mas venceram quatro edições da Copa Africana de Nações desde então, elevando as expectativas dos torcedores locais. Uma semana depois, a seleção egípcia terá um confronto ainda mais difícil contra a Guiné, que enfrenta o Zimbábwe no primeiro jogo.

Dois outros gigantes do continente com muitas esperanças e técnicos novos são Nigéria e Senegal. Os nigerianos, treinados por Stephen Keshi, partem para Calabar em busca da vitória contra a Namíbia pelo Grupo F, que também conta com Malawi e Quénia. Os senegaleses, sob a batuta de Josephe Koto, começam a sua campanha no Grupo J em Dakar contra a Libéria, que também tem um novo técnico, Kaetu Smith.

As duas outras equipes do grupo, Angola e Uganda, farão de tudo para impedir que o Senegal se distancie na liderança, e começam as eliminatórias se enfrentando em uma partida crucial no domingo em Luanda.

O Mali, que chegou às semifinais da CAN 2012, começa a sua campanha com uma partida nada fácil fora de casa contra o Benin. As duas equipes certamente estarão de olho na Argélia, favorita do Grupo H, que recebe a seleção de Ruanda no sábado. Tanto o Mali quanto o Benin estão com treinadores novos, respectivamente Amadou Pathe Diallo e o francês Manuel Amoros.

Por fim, o Grupo E talvez seja o mais equilibrado. Em Niamey, capital de Níger, os nigerinos recebem o forte selecionado do Gabão, enquanto o Congo tenta obter pelo menos um ponto no sábado contra Burkina Fasso nos domínios do adversário.

Confira o programa dos jogos deste fim de semana no nosso continente:

1 de junho

Gana x Lesoto

Egito x Moçambique

2 de junho

República Centro-Africana x Botswana

Camarões x RD do Congo

Quénia x Malawi

Serra Leoa x Cabo Verde

Gâmbia x Marrocos

Costa do Marfim x Tanzânia

Tunísia x Guiné Equatorial

Burkina Fasso x Congo

Senegal x Libéria

Sudão x Zâmbia

Argélia x Ruanda

3 de junho

África do Sul x Etiópia

Zimbábwe x Guiné

Togo x Líbia

Níger x Gabão

Nigéria x Namíbia

Benin x Mali

Angola x Uganda

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!