Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Quinzena da Criança”: Crianças com deficiência são o foco

Esta Sexta-feira, celebra-se o “1 de Junho”, o Dia Internacional da Criança, uma efeméride que se enquadra na Quinzena da Criança, esta que vai culminar com o dia da Criança Africana, a 16 de Junho.

A Quinzena da Criança constitui um momento de celebração e actividades dedicadas à criança e aos seus direitos, a mesma inicia no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, e termina a 16 de Junho, Dia da Criança Africana.

Trata-se de um evento anual que envolve toda a sociedade na promoção dos direitos da criança.

A este propósito o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Jesper Morch, disse que este ano as celebrações da efeméride têm como enfoque os direitos da criança e o atendimento inclusivo das crianças portadoras de deficiência.

“Reconhecemos que o conceito de deficiência é o resultado da interacção entre as limitações funcionais dos indivíduos, por um lado, e as barreiras comportamentais e de acesso, por outro, e gostaríamos de responder a estas barreiras de forma a promover a inclusão e participação das crianças com deficiência na sociedade” acrescenta Morch.

O representante do UNICEF em Moçambique disse que a sua instituição homenageia as crianças com deficiência em virtude do contexto dos direitos humanos.

“Todas as crianças, incluindo as com deficiência, têm direitos inalienáveis que devem ser respeitados pela sociedade no geral. Estes direitos incluem o direito à saúde, educação, e participação em decisões que lhes digam respeito”, afirma.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!