Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Roubo de carteiras prejudica alunos da Escola Secundária de Teacane em Nampula

A escola secundária de Teacane localizada no bairro de Natikiri arredores da cidade de Nampula, esta desde o ano passado a funcionar de uma forma desorganizada, devido a falta de mobiliario escolar, com destaque para carteiras dos estudantes e, secretarias para os professores.

Entretanto, das 27 salas que a escola dispõe, três das quais construídas com material precário, nenhuma se encontra equipada com carteiras. Um problema que esta a preocupar os estudantes daquele estabelecimemto de ensino.

A direccao da escola nunca se pronucia sobre o assunto, mesmo com os vários encontros realizados entre o governo da cidade com os pais e encarregados de educacao, dos alunos daquela escola, tudo com vista a encontar uma solucao para problema. A nossa reportagem soube no local que em 2011, as salas daquela escola estavam equipas com carteiras escolares, mas no inicio de 2012 desapareceram misteriosamente, não se sabendo poré o destino dado.

João Lopes aluno da 8ª classe da turma 1 curso nocturno disse nao ter explicacoes dos porque a a escola nao possui carteiras e os alunos esterem a assistir as aulas sentados no soalho. “Eu venho de casa limpo, mas como estas vir que o soalho também nao esta em condicoes esta cheio de poeira vermelha, volto com toda roupa quase suja” disse aquele estudante, tendo acrescentando que a situação mais critica quando têm aulas da disciplina de Desenho, onde são forçados a fazer os exercicios a mão levantada, uma não há mesas.

Sabádo Alfredo outro aluno da 10ª classe, também daquela escola, diz não saber o paradeiro das carteiras que nos anos passados estavão nas salas daquela escola. “Comecei a frequentar 8ª classe nesta escola em 2010, e todas as salas tinham carteira ate inclusive mesa e cadeira do professor, mas quando voltei em 2012 encotrei tudo vazio, e a direccao da escola disse que as mesmas foram roubadas”. Vincou.

Zainabo Assumane, tabém aluna também da 10ª do curso diúrno, frisou que para evitar sujar o seu uniforme ela é obrigada levar consigo quase que diário, capula para estender no soalhos e sentar-se por cima dela.

O mais caricato é que, naquela escola existem algumas salas de aulas que o soalho nao permite boa acomodaçao dos alunos, uma vez que dentro das salas pode ver-se buracos. Além deste problema escola secundaria de teacane enfrenta problemas serios de iluminacao para os alunos que frequentam aulas no curso nocturno. Há salas de aula onde a iluminacao nao é abragente, porque encontra-se apenas montada uma e unica lampada o que nao permite boa visibilidade nos alunos quando passam os seus apontamentos.

Refira-se que no ano passado aquela escola foi alvo de sucessivos roubos, onde pelo menos 12 computadores foram saqueados e sem a devida responsabilizacao dos infractores, devido ao modos operantes que os mesmo ocorreu.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!