O Centro de Saúde 1° de Maio, na cidade de Maputo, não realiza exames de laboratório, desde segunda-feira (17), devido ao roubo do aparelho para o efeito, o qual foi utilizado pela última vez na sexta-feira (14) passada, mas ninguém sabe dizer em que momento o furto ocorreu.
O aparelho ora roubado estava destinado ao hemograma, também chamado de exame de sangue, cuja principal utilidade é facilitar o diagnóstico de uma determinada doença e verificar o estágio de contágio da mesma.
Manuela Teixeira Veterano, médica e diretora daquela unidade sanitária, disse que só na segunda-feira os funcionários se aperceberam da falta do aparelho. No sábado e domingo, o departamento onde a máquina estava instalada não funciona, uma vez que nesse período somente o banco de socorros está aberto ao atendimento.
Ricardo Leite, técnico e chefe do laboratório, está a contas com a Polícia supostamente por estar envolvido no roubo. Segundo Manuela Veterano, o visado foi a única pessoa que viu a máquina pela última vez porque na sexta-feira trabalhou até ao fim do dia.