Foi restabelecido, segunda-feira a tarde, por volta das 13 horas, o fornecimento normal de energia eléctrica à Cidade da Beira e arredores, depois de graves interrupções e restrições que vinham se registando desde a passada sexta-feira, 29 de Outubro de 2010, na sequência de uma avaria detectada na linha Chibata- Beira no mesmo dia.
Um comunicado da Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM-EP), enviado à nossa Redacção, refere que detectado o defeito, equipas técnicas foram mobilizadas em Chimoio, Beira, Quelimane e Maputo, tendo trabalhado ininterruptamente até às 13:00 horas de ontem, 01 de Novembro, altura em que foi reposto o funcionamento normal do sistema.
Segundo o comunicado, neste momento o fornecimento de energia eléctrica à Cidade da Beira está sendo feito através da Linha Mavúzi-Beira.
“Pelos transtornos que esta situação possa ter causado aos consumidores da Cidade da Beira, a Electricidade de Moçambique agradece a compreensão e apresenta sinceras desculpas” – lê-se no comunicado.
Devido a falta de energia muitos serviços não funcionaram desde domingo até ontem a tarde na Beira, incluindo os jornais locais não conseguiram editar.
A EDM-EP até Dezembro de 2009 contava com um total de 60.836 clientes ao nível da Área de Distribuição da Beira, dos quais 50.402 do Sistema Pré-Pago vulgo Credelec e 10.434 do Sistema Pós-Pago.
A Empresa Pública Electricidade de Moçambique está a desenvolver uma série de projectos com vista a melhorar a qualidade de energia eléctrica fornecida à Cidade da Beira.
Entre os referidos projectos destacam-se a expansão das redes de média e baixa tensão e ainda a instalação e quatro novos postos de transformação.